Governo busca forma de quitar as pedaladas fiscais
- http://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/10/1694118
- 16 de out. de 2015
- 1 min de leitura

Governo Federal estudo formas de quitar a dívida que tem com os bancos públicos pelo atraso nos repasses de recursos para pagamento de programas sociais referente à subsídios.
Este atraso ficou conhecido como "Pedaladas Fiscais" e foi um dos elementos para a reprovação das contas 2014 da Presidente Dilma pelo TCU. Além disso, uma investigação sobre a repetição desses atos neste ano foi aberta essa semana após denúncia do Ministério Público o tribunal.
O TCU deverá até o fim do mês votar um último recurso do governo negando que a prática seja ilegal. A tendência do tribunal é não acatar este recurso.
Do ponto de vista econômico ainda não há uma definição da melhor forma de acabar com as pedaladas. Uma opção seria fazer o acerto em um prazo mais longo. Outra alternativa seria gerar mais dívida e fazer a quitação mais rapidamente.
A solução do problema poderá afetar a Meta Fiscal de 2015, que já se encontra em processo de mudança. O governo se comprometeu em 2014 a fazer um superávit primário equivalente a 1,1% do PIB. Mas, com a arrecadação fraca e sem fazer os devidos cortes nas despesas, pediu ao Congresso para mudar a meta para 0,15% do PIB.
Comments